A coisa até pode passar sem se dar por nada porque andamos todos ocupados com moções de censura do BE e/ou do PCP, jogos de futebol e outros assuntos verdadeiramente importantes...mas a Líbia (leia-se, o Coronel) fez uma espécie de ultimato à UE e a France Press soube dar atenção. A coisa é mais ou menos "meus amigos deixem-se lá de coisas com apoios a protestos nas ruas de Tripoli ou então nós fechamos os olhos à imigração ilegal que usa o nosso país como trampolim para chegar à Europa."
É uma jogada de mestre com alicerces na geografia: a Líbia tem quase 2000 kms de costa no Mediterrâneo e praticamente o dobro em fronteiras terrestres com municiadores de imigrantes ilegais tão significativos como o Chade e o Sudão.
O Coronel não é nada parvo e a UE vai "baixar a bolinha" num ápice... Nestas alturas se vê como os equilibrios são instáveis e como é estulto pensar em ter acordos que serão honrados por este tipo de gente. E abdicar de uma Europa sólida e justa no acolhimento com temores de sermos rotulados como "Europa-Fortaleza" deu nisto.
Onde quer que esteja, Oriana Fallaci sorri...
Sem comentários:
Enviar um comentário